O CAMINHO BÁSICO PARA O MERCADO DE TRABALHO
Isso é para você nunca trabalhou e não sabe como entrar no mercado de trabalho. Se for o seu caso amigo(a), saiba que o caminho começa basicamente pelo currículo. Mesmo que você ainda não tenha experiência. Pode acreditar que, mesmo que você nunca tenha trabalhado, há muita coisa a dizer sobre você, desde aquele curso de culinária, makeup, pastelaria, informática e até a monitoria das crianças no buffet da sua tia que você fazia sempre aos sábados quando ainda frequentava o Ensino Médio. Duvida de que isso possa dar certo? Então confira os passos para construir o primeiro currículo da sua vida e conquistar seu primeiro emprego.

1. FORMAÇÃO É UM DOS GRANDES PONTOS
Para quem não tem experiência no mercado de trabalho, o ponto central do currículo é mesmo a formação. Descreva essas informações com atenção, com datas de início e término, lembrando-se de que o mais recente vem sempre antes do mais antigo. Por exemplo, se você está cursando a graduação agora, essa informação deve vir acima dos dados sobre o seu Ensino Médio e assim por diante.
7. CORRA ATRÁS DO PREJUÍZO
É possível que, no final dessa árdua tarefa de construir o primeiro currículo, você descubra que já fez muito mais coisas positivas do que tinha imaginado. Se no momento redigir seu currículo perceber que não conseguiu destacar as informações como indicamos, não perca tempo. Comece já a correr atrás do prejuízo.
“Existem muitos cursos online como havíamos dito, para que possas começar agora mesmo e também existem muitas instituições buscando voluntários. Se você fizer o que todo mundo faz, terá exatamente as mesmas oportunidades que todo mundo tem. Agora, se você fizer alguma coisa para se diferenciar, poderá aproveitar oportunidades melhores e também construir um caminho melhor.
8. NÃO TE DESCULPE POR NÃO TER EXPERIÊNCIA
Por fim, tente não escrever o primeiro currículo da sua vida como se estivesses a te desculpar por ainda não ter experiência. “Lembre-se de que todas as pessoas que estão hoje no mercado de trabalho tiveram um primeiro emprego e não tinham experiência profissional anterior”. Todo mundo passou por isso e, certamente, você também passará.