Kwanza “estacionado” face ao dólar, mas afunda 13% em relação ao euro
A cotação do kwanza em Angola permanece estável em cerca de 912 Kz por dólar desde dezembro do ano passado. No entanto, a moeda nacional desvalorizou-se cerca de 13% frente ao euro no primeiro semestre, passando de 940 Kz por euro no início de janeiro para 1 080 Kz no final de junho, atingindo o valor mais alto desde o início dos registos.
.jpg)
A valorização do euro decorre sobretudo da sua forte apreciação frente ao dólar nos mercados internacionais, elevando também a cotação do euro em relação ao kwanza, pois em Angola o euro segue a trajetória do dólar. No mercado internacional, o euro valorizou-se 13,4% frente ao dólar ao longo do primeiro semestre de 2025, alcançando a sua maior sequência de ganhos mensais desde 2017.
Essa estabilização do kwanza em relação ao dólar é atribuída a intervenções discretas do Banco Nacional de Angola (BNA) no mercado cambial, num regime que mais se assemelha a um “crawling peg” do que a um câmbio flutuante puro, apesar de o banco central negar interferência direta.
Com o verão europeu, aumentou a procura por euros nas operações de transferência feitas por estudantes e turistas — o que ocasiona atrasos que podem levar de uma a duas semanas, dependendo do banco . Além disso, observa-se que, ao passo que o dólar permanece acessível a cerca de 912 Kz, nas “kinguilas” (mercado informal), o euro chegou a ser vendido a até 127.000 Kz por nota de 100, um valor muito acima da cotação oficial.